Domingo Da Resenha
Uma fábula encantadora, cheia de misticismos e fantasias.
Sabe quando você termina um livro e fica um tempo tentando assimilar e encontrar uma palavra que defina sua opinião sobre o que você acabou de ler e não encontra, porque foi simplesmente mágico. Então é essa palavra que usarei para definir este livro: Mágico!
Mas eu preciso confessar que passei o livro todo procurando separar a realidade da imaginação, separando o real da fantasia de um garoto que não soube lidar com os acontecimentos de sua vida. Mas ao chegar no final fiquei sem saber se a intenção do autor era realmente essa ou se ele apenas tinha escrito uma fábula fantasiosa e mística. Há uma linha tênue entre realidade e imaginação.
A minha vontade é de fazer duas resenhas, uma contando sobre o mundo mágico e envolvente do livro, um mundo onde tudo é possível, uma história que revela personagens misticos que falam sobre a criação do mundo e criaturas tão antigas quanto, de uma forma que você acredita que sejam reais.
A outra, contanto sobre a vida e um garotinho que precisou usar a imaginação para enfrentar seu dia-a-dia, para poder lidar com a vida, e que, mesmo depois de adulto, mesmo tendo colocado um fim aqueles dias, ainda recorre nos momentos de dor à sua imaginação, para aquela historia há muito tempo esquecida.
Porque a sensação que eu tenho é de ter lido dois livros. Como é que pode um autor ser capaz, de forma mágica, transformar esse livro tão pequeno em duas historias em nossa mente?!
E independente de tudo isso, ele ainda é encantador, com trechos maravilhosos feitos para refletir, recordar de nossa infância e contemplar a criança que ainda habita em nós.
"Nada nunca é igual. Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos."
"Adultos seguem caminhos. Crianças Exploram."
"Deitei na cama e me perdi nas histórias.Gostei disso. Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma."
"Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo."
Termino a leitura deste livro aplaudindo de pé, Neil Gaimain.
A linha entre realidade e fantasia nesse livro é realmente muito tênue, também fiquei sem saber se era essa a intenção do autor. Cheguei no final e não sabia nem o que falar, foi muito bom mesmo. Foi meu segundo contato com o Gaiman e ele está para sempre no meu coração.
ResponderExcluirTambém destaquei alguns trechos que são encantadores.
Abraços.
Minhas Impressões
Esse foi o primeiro livro que li dele, mas já estou muito afim de ler outro. Bjus
ExcluirEsse foi o primeiro livro que li dele, mas já estou muito afim de ler outro. Bjus
ExcluirOi...
ResponderExcluirSó li um livro de contos do autor e fiquei fascinada pela escrita dele. Quero muito ler esse livro e outras obras dele. Adorei a resenha!
Beijos!
Cintia
http://www.theniceage.blogspot.com.br/
Oi Cintia, obrigada pelo comentário. Esse livro é muito bom, espero que você goste. Eu também quero muito ler outros dele!
Excluir